Em 04 de maio de 2017, logo após a mesa de abertura do 3º Encontro de Parques de Montanha (evento realizado pela CBME e ICMBio), foi lançado o Movimento Parques para Todos através de um manifesto em prol da diversidade de oportunidades de visitação em unidades de conservação e com a missão de “promover e difundir a visitação diversificada aos parques naturais brasileiros”.
A CBME integra e reforça a voz do movimento por mais acesso aos parques e por um manejo da visitação em unidades de conservação que privilegie a diversidade de atividades possíveis em uma UC.
Uma abordagem que privilegie distintas atividades e o grau de infraestrutura e uso para a prática delas passa por um entendimento de que visitação em parques vai além do tema do ecoturismo ou turismo de aventura. Kika Bradford, presidente da CBME, explica que: “no planejamento e manejo de atividades de montanhismo e escalada, as opções devem incluir a possiblidade de prática em áreas remotas, onde a aventura e o risco são componentes certeiros e almejados exigem experiência prévia e conhecimento para lidar com as incertezas e adversidades. Nesse sentido, a CBME se identifica com a missão do Movimento justamente por privilegiar a diversidade de oportunidades”.
As seguintes entidades assinaram o manifesto do Movimento Parques para Todos: Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), Avistar Brasil, Grupo Cataratas, Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), SOS Mata Atlântica, Instituto Semeia e WWF-Brasil.
Leia o manifesto na íntegra aqui.