30/05/2017
A CBME tem o orgulho de apresentar e divulgar o resultado de mais um projeto em parceria com o Acceso PanAm e o primeiro com o WWF: a publicação do Manejo de escalada: manual sobre questões atuais e a produção de um plano de manejo.
O documento apresenta as diretrizes gerais para o planejamento e o manejo da escalada em áreas naturais. Em suas 143 páginas, o Manual fornece informações sobre os princípios, estilos, expectativas, necessidades e impactos da escalada tendo em vista o subsídio das decisões sobre o planejamento e o manejo e o auxílio das negociações de acesso entre gestores e escaladores.
O Manual descreve os principais temas relacionados ao manejo da escalada encontrados atualmente, identifica efeitos positivos e negativos da escalada, oferece exemplos de manejo na América Latina (âmbito de atuação do Acceso PanAm), propõe recomendações para embasar as decisões e apresenta uma bibliografia extra para explorar mais os temas apresentados.
Com linguagem acessível para um público não escalador, o Manual alcança tanto os próprios escaladores como gestores de unidades de conservação e dirigentes de órgãos ambientais gestores de UC.
Cópias impressas estão sendo distribuídas pelo WWF no âmbito do programa Borandá para as organizações de escalada ligadas à CBME, gestores de unidades de conservação, órgãos ambientais, organizações ligadas à visitação em UC. Para receber o seu, entre em contato – contato.cbme@gmail.com.
O manual pode também ser baixado aqui: Manejo de Escalada
*Fotos gentilmente cedidas por Duda Menegassi e publicadas originalmente no Wikiparques.