Boulder
Boulder pode ser definido como uma escalada sem corda, onde a segurança é feita por colchões específicos. Uma competição de Boulder é caracterizada por vias curtas, até 4,5 m, e movimentos concentrados de muita força.
O escalador pode tentar a via mais de uma vez e sua pontuação é calculada através da dificuldade da via que o escalador conseguiu fazer e a quantidade de tentativas para mandar a via.
As competições têm um caráter de atração de público, seja pelo dinamismo das escaladas, a proximidade com o público, ou a plasticidade dos movimentos.
Escalada Guiada
A competição de escalada guiada utiliza cordas e segurança com equipamentos específicos. Os competidores escalam uma via longa e dificuldade, tentando atingir o topo. Sua performance é determinada pela agarra mais alta atingida, considerando se teve o “controle” dessa agarra (se estabilizou na posição) ou se a agarra foi “utilizada” para fazer a progressão para uma agarra posterior. Em geral, as competições são divididas em classificatórias e finais. Semifinais podem ocorrer em competições com muitos atletas inscritos.
Velocidade
Nessa modalidade, os escaladores tentam escalar o mais rápido possível até o topo. Ou seja, a velocidade em que se escala é o único dato que conta nesse tipo de competição. Atualmente, há também a possibilidade de ter uma competição por equipe de três nessa modalidade.