Veja a programação aqui.
Inscrições encerradas.
Não há mais vagas, mas caso você queira ficar em lista de espera, envie um email para info@femerj.org.
A Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada e a Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro estão coorganizando o Seminário de Ancoragens Fixas em Áreas Naturais para promover o debate sobre o tema e a troca de experiências, bem como alinhar o conhecimento entre os diversos atores interessados.
Durante muito tempo, o debate sobre ancoragens fixas em áreas naturais se restringiu aos escaladores, porém isso não é mais a realidade atual. Hoje temos diversos atores pensando o montanhismo, escalada e trilhas em áreas naturais, que incluem, mas não se limitam a gestores de unidades de conservação, operadores e agências de turismo de aventura e condutores e guias de turismo, sendo que muitos deles não possuem experiência na prática da escalada e do montanhismo. Esse cenário impõe uma complexidade e uma abordagem mais ampla no debate das ancoragens fixas em áreas naturais e o seu uso.
Nesse sentido, o Seminário tratará de temas como: vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de ancoragens fixas, processos de corrosão, trajetória histórica, ética, direito ao risco, responsabilidade civil, ancoragens fixas em unidades de conservação, entre outros. Serão mesas redondas e grupos de trabalho com a presença de dirigentes de organizações de escalada, guias profissionais, guias de clubes de montanhismo, gestores de unidades de conservação, escaladores, montanhistas, conquistadores de vias, entre outros.
O Seminário é uma oportunidade de analisar a evolução tecnológica das proteções sem perder de vista as tradições e ética do montanhismo brasileiro, uma vez que o uso de ancoragens fixas no montanhismo, seja para vias de escalada ou trechos técnicos de trilhas, ocorre há mais de 100 anos no Brasil.
Participe do Seminário!